quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Gestão de Matérias-Primas

Desde tempos mais remotos que mudanças tecnológicas, económicas, culturais, sociais, demográficas, na organização social e nas estratégias de subsistência, surgem inteiramente associadas ao relacionamento entre o Homem e a natureza.


Esta relação desenha-se na maneira como o Homem gere os recursos disponíveis. A análise de proveniência de matérias-primas, mostra-se cada vez mais preponderante na compreensão do comportamento humano, no que toca ao relacionamento entre si e com o território.

Como se movem as populações?
Qual a natureza dos seus movimentos?
Como podemos nós, arqueólogos, observar esses movimentos ancestrais?


A disciplina de Estudo de Materiais em Arqueologia tem como objectivo principal o estudo do ciclo de existência dos artefactos, de forma a caracterizar e definir o local de aprovisionamento das matérias-primas.



Este estudo tem como objectivo conhecer o seu processo de exploração, de transformação e, por fim, o uso que teve. A esta fase descritiva segue-se a interpretação. Esta última procura responder a questões relacionadas com os modos de produção, manufactura artefactual e às suas formas de troca, local ou regional.

Case study (Shokler, 2006)

Mudanças nas estratégias de mobilidade, movimento e exploração de recursos são resposta, por parte dos caçadores-recolectores do plistocénico antigo, a mudanças ambientais, demográficas e sociais no sudoeste europeu.



O vale de Rio maior desempenhou durante a Pré-história antiga um papel importante na economia da matériaprima e na movimentação dos grupos de caçadores-recolectores. Rio Maior não foi unicamente um ponto de ocupações humanas, mas também um importante ponto de transição e movimentação de matéria-prima entre comunidades humanas que ocuparam toda a Estremadura.

Bibliografia
- Andrefsky, W. (2009)
The analysis of stone tool procurement, production, and maintenance. Journal of Archaeological Research 17: 65-103.
- Baxter, M. et al. (2008)
On statistical approaches to the study of ceramic artefacts using geochemical and petrographic data. Archaeometry 50(1): 142-157.
- Shokler, J. (2006)
Hunter-gatherer movement in the Portuguese Upper Paleolithic: archaeological results of a regional lithic sourcing project. In N. Bicho (ed.), From the Mediterranean basin to the Portuguese Atlantic shore: papers in honor of Anthony Marks. Actas do IV Congresso de Arqueologia Peninsular: 141-162. Faro: Universidade do Algarve.




João Marreiros
Mestrando em Arqueologia, Teoria e Métodos
Universidade do Algarve

Sem comentários: