terça-feira, 22 de setembro de 2009

AVENTURA NA TERRA

Numa altura em que astrofísicos procuram outros planetas e que biólogos, químicos e paleontólogos propõem diferentes teorias sobre as condições que deram origem ao aparecimento da vida, importa olhar a Terra como um sistema em constante mutação, que deve ser compreendida no seu todo.



A AVENTURA NA TERRA é uma exposição organizada pelo Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa a inaugurar no dia 19 de Novembro de 2009. Esta exposição insere-se nas comemorações finais do Ano Internacional do Planeta Terra, que ocorreu durante 3 anos, e prolonga-se pelo Ano Internacional da Biodiversidade, 2010.

É uma exposição que convida o público a debruçar-se sobre a evolução da Terra, começando pela origem do próprio Universo desde o Big Bang. É uma verdadeira viagem pelo tempo geológico onde a vida demora a diversificar-se. A investigação científica baseada no estudo das colecções de história natural, em análises geológicas e mineralógicas, em experiências químicas e biológicas, servindo-se da inovação tecnológica, permite-nos hoje extrapolar o que foi a Terra desde há 4600 milhões de anos. Durante cerca de 1000 milhões de anos o planeta sofreu intensas modificações químicas e geológicas, tendo os primeiros sinais de “vida“ surgido aos 3800 milhões de anos, como testemunhado em rochas sedimentares. Só entre 500 e 400 milhões de anos atrás foi possível a primeira invasão da terra pelas plantas e animais. Ou seja, foi necessário “tempo” para o aumento da complexidade, da adaptação e consequente evolução da vida.

Este primeiro ciclo de conferências no âmbito desta exposição procura levar os “entendidos” e os “iniciados” pela aventura do planeta, das suas condições ambientais que permitiram a evolução e a diversificação das formas de vida. Procura acima de tudo divulgar a ciência para a sociedade e partilhar frutuosas discussões à volta dum tema tão interessante como é o da evolução do nosso planeta.


Sem comentários: