quinta-feira, 29 de abril de 2010

«Darwin Now» inaugurada hoje no Museu Nacional de Historia Natural de Lisboa

O Museu Nacional de História Natural de Lisboa inaugura hoje a exposição "Darwin Now", uma iniciativa promovida pelo British Council que pretende dar a conhecer a vida e obra do autor da teoria da evolução, Charles Darwin.
"Darwin Now é a contribuição do nosso instituto para celebrar os 200 anos do nascimento de Darwin e dos 150 da publicação da Origem das Espécies. É uma exposição simples dirigida sobretudo ao público escolar e àqueles que conhecem pouco de Darwin e que, em poucos minutos, podem ficar a perceber melhor as marcas que o seu trabalho deixou na Humanidade", explicou à agência Lusa a responsável da exposição e do instituto British Council, Fátima Dias.


Iniciativa é promovida pelo British Council

A exposição, que ficará patente até ao final deste ano, é composta por 14 placares onde se expõem várias temáticas relacionadas com a vida de Darwin, com a sua obra Origem das Espécies e as reacções que esta gerou, nomeadamente junto da Igreja Católica.
"O confronto entre Ciência e Religião é uma das questões que salta mais à vista quando falamos de Charles Darwin. Além disso, esta exposição como foi elaborada por britânicos tem a particularidade de nos dar a conhecer uma visão britânica deste autor", apontou a responsável.
A inauguração da exposição de Charles Darwin, que irá posteriormente percorrer vários centros de Ciência Viva do país, vai ser antecedida por uma palestra sobre o autor proferida por Nuno Ferran, da Universidade do Porto, e por Randal Keynes, tetra neto de Darwin.

No ano passado foi comemorado o bicentenário do nascimento de Darwin

Charles Darwin, de quem se comemorou em 2009 o bicentenário do nascimento, revolucionou a percepção da vida na Terra e fundou a biologia moderna ao defender que todas as espécies descendem de um antepassado comum. Essa teoria da evolução está exposta no seu livro fundamental, A Origem das Espécies, de que se celebrou também em 2009 os 150 anos da sua publicação.
O livro, que esgotou em poucos dias, alcançou um sucesso imediato, mas desencadeou vivas reacções das autoridades religiosas, que viram nas suas ideias uma contestação da doutrina cristã da criação do mundo.
Darwin morreu em 19 de abril de 1882 aos 73 anos. Está enterrado na Abadia de Westminster, em Londres, onde repousam também os restos mortais do físico Isaac Newton. Nos últimos 150 anos, o pensamento darwinista foi completado com a contribuição da genética e mais recentemente através do novo desenvolvimento da biologia evolutiva.

In: Ciência Hoje
2010-04-29

Sem comentários: