quinta-feira, 8 de abril de 2010

“Um dia na pré-história” de volta a Alcalar, em Portimão


No dia 17 de Abril, o Centro Interpretativo de Alcalar é palco da quarta edição da iniciativa “Um dia na pré-história”, que convida as famílias a passarem um sábado diferente, viajando no tempo até ao quotidiano da comunidade local de há cinco mil anos.
Mais uma vez dinamizada pela equipa do Museu de Portimão, esta recriação conta, a par das visitas orientadas por arqueólogos, com a possibilidade de os visitantes poderem observar e participar em algumas das actividades que garantiam a sobrevivência da população no período entre o neolítico final e o calcolítico.
A necrópole de Alcalar, localizada a cerca de 9 km de Portimão, é composta por cerca de 20 sepúlcros agrupada em vários núcleos e revelando uma grande diversidade de soluções arquitectónicas e ainda por um rico espólio de artefactos, entre os quais almofarizes em calcário e pontas de seta em silex.
As visitas, de entrada livre, podem ser feitas de manhã, entre as 10h00 e as 12h30, e da parte da tarde, das 14h00 às 16h30, sendo que a partir das 9h30 estará disponível gratuitamente um autocarro “Vai e Vem”, com partidas do Museu a cada 20 minutos e paragens no Largo do Dique, em direcção a Alcalar.

Sem comentários: