sábado, 17 de julho de 2010

História do ser humano ganha espaço próprio em Burgos

Inaugurado «Museo de la Evolución Humana»
2010-07-15, in Ciência Hoje

Difundir conhecimento sobre a evolução da espécie humana é o objectivo principal do museu inaugurado terça-feira em Burgos (província de Castela e Leão, Espanha). Foi a partir dos achados e da investigação que se realiza há várias décadas na Serra de Atapuerca, que nasceu Museu da Evolução Humana (MEH). O Museu quer ser uma referência mundial nesta matéria, até porque Atapuerca (situada na província de Burgos), sítio declarado património da Humanidade pela Unesco, em 2000, constitui o maior conjunto de achados sobre a história humana.


Organizado a partir de um guião científico elaborado por José María Bermúdez de Castro, Eudald Carbonell e Juan Luis Arsuaga, os três directores do projecto de Investigação da serra de Atapuerca, que fazem agora parte do comité científico do MEH, o espaço, de 12 mil metros quadrados, divide-se em vários pisos.

O projecto de paisagismo no interior do edifício recria a cenografia da Serra de Atapuerca. O piso menos um, concebido como o coração do museu, é um espaço expositivo que reproduz o complexo arqueológico-paleontológico daquele sítio.

O piso zero é dedicado à Teoria da Evolução de Darwin e à história da evolução humana. Aqui, pode encontrar-se a reprodução da popa do famoso Beagle, navio onde Darwin fez a expedição de investigação que motivou a escrita de «A Origem das Espécies».

Burgos, província de Castela e Leão, Espanha
Burgos, província de Castela e Leão, Espanha

No seguinte fala-se, principalmente, de cultura humana. O que nos liga e nos diferencia do homem caçador-recolector de há 9 mil anos e como foi a evolução da cultura material e tecnológica ao longo do tempo são as questões aqui propostas.

Há também uma zona dedicada à arte rupestre e várias maquetes que recriam os povoados das comunidades tanto nómadas como sedentárias.

Por fim, no último piso, recriam-se os três ecossistemas fundamentais da evolução humana: a selva, a savana e a estepe da última glaciação.

De referir que outro dos grandes atractivos do museu são as esculturas da artista francesa Elisabeth Daynès, especialista em reinventar a imagem dos nossos antepassados.

Sem comentários: