quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Cientistas ao Palco - Noite dos Investigadores 2010

A Noite dos Investigadores é um evento europeu, com uma ampla gama de organizações de investigação científica que acolhem uma variedade de eventos programados a decorrer na última sexta-feira de Setembro. O objetivo é dar ao público e, em particular aos jovens, a oportunidade de conhecer os investigadores em contexto não científico e fazer apelo ao seguimento da carreira de investigação.

Este ano, os cientistas vão ser chamados novamente ao palco para celebrar a Noite dos Investigadores 2010, a 24 de Setembro, através do teatro e das artes. Adicionalmente, irão participar na experiência surpreendente de se comunicar com o público em geral, de uma forma inesperada: através do desporto. Estes meios vão permitir que os cientistas se expressem a eles próprios, as suas perspectivas e o seu trabalho e que comuniquem directamente com o público. Apresentações artísticas, actividades desportivas e jogos complementados com actividades interactivas, a partir de pequenas experiências e demonstrações para os jovens, para sessões de speed-dating com cientistas e science cafe/bar.


A Universidade do Algarve, através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, e a empresa Natura Algarve coordenam o evento Cientistas ao Palco - Noite dos Investigadores '10, que se realiza no dia 24 de Setembro, no Ria Shopping, em Olhão. O NAP, enquanto unidade de investigação vocacionada para a promoção e execução de investigação nos domínios da Arqueologia e das Arqueociências, irá estar presente nesta iniciativa.


PROGRAMA:
SPEED-DATING: Alguns cientistas disponibilizam-se para em pouco minutos conseguirem explicar um pouco da sua actividade científica. Cada pessoa tem 5 minutos para fazer uma pergunta a cada um dos cientistas presentes. Ao fim dos 5 minutos toca um gong e a pessoa tem de passar para outro investigador.

Sessões:
11h00 – 12h00
Nuno Bicho - A Arqueologia e o aparecimento dos primeiros homens modernos
17h00 - 18h00
Vera Pereira - Arqueologia e alimentação no período islâmico
21h00 – 22h00
João Cascalheira - Arqueologia Pré-histórica em Portugal

ACTIVIDADES “MÃOS NA MASSA” e EXPERIÊNCIAS INTERACTIVAS: As actividades do NAP pretendem mostrar alguns dos resultados da investigação arqueológica no centro e sul de Portugal ao longo da última década

Sessões:
10h00 - 23h00
Atelier de materiais arqueológicos - contacto e manuseamento
Jogo do conhecimento da Evolução Humana - (multimédia)
Espreitar o passado - os artefactos vista à lupa

12h00-12h30 e 19h00-19h30
Oficina de Arqueologia “Reconstruir o passado”: Os participantes vão “reconstruir o passado” através da reprodução de artefactos em pedra e tecnologia pré-histórica


Mais informações em:

Sem comentários: