domingo, 12 de dezembro de 2010

Ciclo de Conferênciaas MNA

Relembra-se que o GEEvH, o NAP e o Museu Nacional de Arqueologia, realizam dia 14 de Dezembro, pelas 18 horas, a última conferência do ciclo de conferências "Arqueologia e Antropologia…. Territórios de fronteira"

"O arquivo clínico da última leprosaria portuguesa (Hospital-Colónia Rovisco Pais) e a sua importância para a paleopatologia da lepra"

Orador: Vítor Matos, vmatos@antrop.uc.pt
(Doutorado pela Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde)

Resumo:
Uma das lacunas relativamente à paleoepidemiologia da lepra reside na escassez de evidências paleopatológicas, o que contrasta com a abundância de registos históricos que revelam que esta doença era comum na Europa, sobretudo durante o período medieval. Com o intuito de contribuir para a problemática em torno do diagnóstico retrospectivo da lepra, efectuou-se uma investigação que recorreu ao cruzamento de dados clínicos – compilados do arquivo médico do Hospital-Colónia Rovisco Pais, Tocha, Portugal (1947-1996) – com os paleopatológicos – coligidos dos esqueletos provenientes do cemitério da leprosaria medieval de St. Jørgen’s de Odense, Dinamarca (séculos XIII-XVI/XVII).
Os resultados mais relevantes deste projecto são dados a conhecer, enfatizando-se as novidades e os desafios que trouxeram à paleopatologia.

Sem comentários: