segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Torques, braceletes e arrecadas do território português

Torques, braceletes e arrecadas do território português: técnicas de fabricação, ligas metálicas e mecanismos de alteração

APTDC/HIS-HIS/114698/2009 - PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO APRESENTADO PELO MNA APROVADO PELA FCT

O Museu Nacional de Arqueologia (MNA) viu ser aprovado o financiamento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) do projecto designado por: “A ourivesaria em ouro do Ocidente Peninsular Atlântico (Idade do Bronze - Idade do Ferro). Torques, braceletes e arrecadas do território português: técnicas de fabricação, ligas metálicas e mecanismos de alteração”.

O principal objectivo deste projecto, no qual convergem entidades e profissionais nos domínios da investigação e da gestão de património cultural, consiste em melhorar e aprofundar o conhecimento deste período arqueológico, a proveniência dos artefactos e contribuir para o estudo da corrosão dos objectos em ouro e suas ligas.
Espera-se que este projecto possa vir a contribuir, de forma efectiva, para o desenvolvimento de novas perspectivas e abordagens de investigação, na medida em que se trata de um primeiro passo para um estudo analítico completo da ourivesaria arcaica nacional.
A equipa de investigação será liderada por Maria Filomena Guerra, directora de investigação CNRS, no Laboratoire du Centre de Recherche et de Restauration des Musées de France.
O projecto será apresentado em sessão pública no próximo dia 3 de Fevereiro, às 17h30m, nas instalações do Museu Nacional de Arqueologia e contará com as intervenções do director e conservadora da colecção, assim como da investigadora responsável pelo Projecto.

Apresentações: 3 de Fevereiro, 17,30h, no Museu Nacional de Arqueologia

Ø Luís Raposo e Ana Isabel Santos: A colecção de ourivesaria antiga do MNA
Ø Maria Filomena Guerra: Técnicas físico-químicas aplicadas ao estudo da ourivesaria antiga

Sem comentários: