terça-feira, 10 de maio de 2011

JIA 2011...


Após o sucesso indiscutível das edições anteriores em Madrid (2008 e 2009) e Barcelona (2010), as IV Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica - JIA 2011 terão lugar no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, Faro, entre os dias 11 e 14 de Maio de 2011.
Esta será a primeira vez que as jornadas se realizarão em território português, fruto de uma iniciativa do Núcleo de Arqueologia e Paleoecologia (NAP) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg.

O JIA é um evento científico realizado por e para jovens investigadores (não doutorados) em Arqueologia. A sua linha estrutural passa sobretudo pela exposição e debate de temas de investigação actuais e amplos, pretendendo, desta forma, fomentar o espírito científico no seio da comunidade de jovens arqueólogos; divulgar e debater trabalhos de investigação sobre um alargado leque de problemáticas; e facilitar o contacto e cooperação entre os diversos investigadores, de modo a criar grupos de investigação amplos e interdisciplinares.

A edição de 2011 manterá o molde aplicado nos anos anteriores, com quatro dias de congresso, com um total de doze sessões temáticas de comunicações orais (duas sessões paralelas por cada manhã e por cada tarde) e uma sessão de posters. As sessões orais abrangerão, tal como nos anos anteriores, apenas temas específicos, propostos pelos coordenadores de cada uma delas, enquanto que a sessão de posters contará com a contribuição de temáticas livres e terá um horário específico dentro do programa com o objectivo de permitir uma maior interacção entre os autores de cada poster e os restantes participantes. No quarto e último dia das jornadas, como vem sendo tradição, está agendada uma saída de campo com visita a alguns dos sítios arqueológicos mais emblemáticos da região algarvia.

Quanto a novidades, o JIA 2011 contará com dois novos espaços na estrutura do evento: uma área dedicada à venda de publicações de Arqueologia e disciplinas relacionadas; e um espaço de publicitação de oportunidades de trabalho, bolsas e estágios. Ambos pretendem, naquele que é um dos poucos eventos totalmente dedicado a jovens investigadores, dar continuidade ao esforço de tornar as jornadas JIA num ponto de encontro e de aprendizagem a nível internacional.

A comissão Organizadora e o Comité Científico sentem-se honrados, desde já, em convidar a comunidade de jovens arqueólogos a participarem nas IV Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica.

É JÁ AMANHÃ... ESPERAMOS POR TI!!!

Sem comentários: