sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mais antigo complexo acheulense foi encontrado no Quénia

Ferramentas com 1,76 milhões anos têm mais 350 mil anos do que as que se conheciam
2011-09-01, in CienciaHoje

Os machados foram descobertos no Quénia
A descoberta de machados de pedra acheulenses na mesma camada de sedimentos onde se encontram ferramentas mais primitivas pode indicar que hominídeos que fabricaram diferentes tecnologias terão coexistido.

Descobertas perto do lago Turkana, no Quénia, por uma equipa de paleontólogos e geólogos franceses e norte-americanos, as ferramentas terão sido talhadas por Homo erectus há 1,76 milhões de anos. Os mais antigos complexos desta indústria eram mais recentes em 350 mil anos. O estudo está publicado na «Nature».

As novas peças confirmam que aqueles hominídeos que se estenderam pela Eurásia e África há dois milhões de anos eram capazes de modelar grandes bifaces. O seu tamanho indica que poderiam ser utilizadas para descarnar animais de grande porte como os elefantes.

As ferramentas foram encontradas em Kokiselei, a poucos quilómetros do local onde a equipa de Richarg Leakey descobriu, em 1984, o esqueleto mais completo de um Homo erectus, conhecido como rapaz de Nariokotome (ou Turkana).

Os geólogos, dirigidos por Christopher J. Lepre, do Departamento de Ciências Planetárias e da Terra, da Universidade de Rutgers, dataram os sedimentos em função da polaridade magnética da Terra existente naquele momento.

Os investigadores destacam o facto de existiram ferramentas de duas tecnologias distintas (uma mais primitiva do que a outra) misturadas, o que pode significar que o Homo habilis e Homo erectus chegaram a viver na mesma época ou que os segundos utilizaram ambas as tecnologias conforme as suas necessidades.

Sem comentários: