quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Bolsa Portugal do Instituto Arqueológico Alemão. Abertas candidaturas

Bolsa Portugal do Instituto Arqueológico Alemão. Abertas candidaturas
No âmbito dos acordos de colaboração entre o Instituto Arqueológico Alemão (IAA) e o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR, IP), celebrados por ocasião da cedência da Biblioteca temática do IAA ao Estado português e da criação de um ponto de investigação da secção de Madrid nas instalações do IGESPAR, IP., vem o IAA anunciar a abertura da Bolsa Portugal do Instituto Arqueológico Alemão. Estas bolsas destinam-se a projectos relacionados exclusivamente com Portugal, nas áreas de de Arqueologia Pré-histórica, Arqueologia Clássica, História Antiga e Arqueologia Medieval.
As candidaturas para o ano de 2012 decorrem até 31 de Dezembro de 2011. A análise das candidaturas será apreciada por um júri de doutorados(as), constituído por iniciativa do IGESPAR, I.P. e do IAA. Toda a documentação deverá ser enviada por correio electrónico em formato pdf para o IGESPAR, IP.

Normas para Atribuição e Gestão da Bolsa em Portugal
Condições de Candidatura
A bolsa destina-se a investigadores de nacionalidade portuguesa ou estrangeira residentes em Portugal. Podem candidatar-se investigadores nas áreas de Arqueologia Pré-histórica, Arqueologia Clássica, História Antiga e Arqueologia Medieval cujos projectos venham a ser desenvolvidos num dos Departamentos do Instituto Arqueológico Alemão (IAA), enquanto instituições de acolhimento.

Duração
A bolsa será atribuída pelo período de um mês, tendo que ser obrigatoriamente usufruída no ano imediatamente a seguir ao ano de selecção. Excepcionalmente, quando a natureza do projecto o justificar, a bolsa poderá vir a ser renovada pelo período de mais um mês.

Condições
A bolsa constará da atribuição de uma subvenção mensal que terá por base a tabela diária do país de acolhimento, rondando sempre uma média de 25 euros por dia, sendo elegíveis ainda as despesas seguintes: 
• Custos de Viagem de ida e volta a partir do aeroporto mais próximo do destino
• Alojamento em Residência do IAA em Berlim, Frankfurt, Munique, Madrid, Roma e Atenas
• Posto de Trabalho na Instituição de Acolhimento

Método de Selecção
Os candidatos serão seleccionados com base na avaliação de factores específicos que deverão expor de forma explícita e comprovada como:
• Habilitações académicas
• Publicações e apresentações em reuniões científicas
• Experiência em investigação
• Plano de trabalhos e objectivos a atingir (em uma página Din A4)

Prazo de Candidatura
O prazo para candidatura será publicitado com a necessária antecipação pelos meios de comunicação disponíveis, nomeadamente através dos sites do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico Arqueológico (IGESPAR, I.P.) e do IAA e da Newsletter do IGESPAR. As candidaturas para o ano de 2012 deverão ser submetidas por correio electrónico, até ao dia 31 de Dezembro de 2011, devidamente assinaladas como tal e endereçadas ao:

Director do IGESPAR IP
Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 LISBOA

Para a sua submissão deve ser indicado no assunto: Bolsa Portugal do IAA. A candidatura apenas será validada após confirmação de recepção.

Sem comentários: