quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Os concheiros – um fenómeno da Pré-história a conhecer

O programa "Conversas sobre Património e História", promovido pelo Museu Municipal - Núcleo de Alverca, tem a próxima sessão agendada para 11 de fevereiro, com inicio às 16 horas.
Com o tema: "CONCHEIROS - UM FENóMENO DA PRé-HISTóRIA A CONHECER", por Diana Nukushina e Helena Ramos, Mestrandas em Arqueologia


A formação de concheiros consiste num fenómeno arqueológico particularmente típico ao longo da Pré-história das sociedades de caçadores-recolectores na Europa Atlântica. Com esta comunicação gostaríamos de divulgar ao público não especializado o que são os concheiros e sensibilizar para um tipo de património arqueológico que, embora seja pouco imponente (se compararmos, por exemplo, com as antas), constitui um tipo de vestígio de grande importância para o conhecimento da Pré-história em Portugal e no Mundo. É por exemplo de salientar que aqui relativamente perto, em Muge, temos os concheiros de época mesolítica com o maior número de enterramentos humanos a nível europeu, conhecidos internacionalmente desde o século XIX.

Sem comentários: