terça-feira, 30 de setembro de 2014

Reunião do NAP

Convidamos todos os alunos de Arqueologia e Património e Arqueologia da Universidade do Algarve (licenciatura, mestrado e doutoramento) a participarem na próxima reunião do NAP (Núcleo de Alunos de Arqueologia e Paleoecologia) a realizar-se no dia 8 de Outubro, às 17h15, no laboratório J24.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Workshop em Osteologia Humana



24 e 25 de Novembro 2014
ICArEHB, Universidade do Algarve

Encontram-se abertas as inscrições para o workshop introdutório em osteologia humana a decorrer nos dias 24 e 25 de Novembro nas instalações do ICArEHB na Universidade do Algarve, pelo preço de 50€.
No presente wokshop serão introduzidos conceitos e metodologias aplicadas em osteologia humana, e serão abordados os seguintes tópicos:  
- Conceitos anatómicos e identificação óssea
- Diagnose sexual e estimativa da idade à morte
Cada sessão será acompanhada por exercícios práticos com material esquelético.
O workshop é organizado pelo Grupo de Estudos em Evolução Humana (GEEvH) e pelo Núcleo de Arqueologia e Paleoecologia (NAP) e será leccionado por:

Cláudia Umbelino, doutorada pela Universidade de Coimbra e professora auxiliar no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, investigadora do Centro em Investigação em Antropologia e Saúde e membro do Conselho Editorial da revista Antropologia Portuguesa. Possui uma vasta experiência em Antropologia física, com publicações nacionais e estrangeiras, nomeadamente em paleodietas, paleopatologia e antropologia forense.

   
Vanessa Campanacho, Mestre em Evolução e Biologia Humanas, actualmente a fazer doutoramento na Universidade de Sheffield, em Inglaterra, sobre a possível influência que o tamanho esquelético poderá ter sobre o envelhecimento ósseo em adultos e como isso afecta a estimativa da idade à morte. Também pertence ao Centro em Investigação em Antropologia e Saúde e é secretária do Grupo de Estudos em Evolução Humana. Possui publicações nacionais e estrangeiras em paleodemografia, paleopatologia e cremações ósseas. 



Programa:

1º dia
Manhã (9:00 – 10:30) – Conceitos anatómicos e identificação óssea humana. Os ossos do crânio.
10:30 – 10:45 – Coffee-Break
10:45 – 12:00 – O esqueleto axial.
12:00 – 13:00 – Almoço
Tarde (13:00 – 16:00) – O esqueleto apendicular. Determinação da lateralidade dos principais ossos.

2º dia
Manhã (9:00 – 10:30) – Diagnose sexual: dimorfismo sexual, abordagem de diferentes métodos que permitem diagnosticar o sexo a partir de diferentes ossos do esqueleto.
10:30 – 10:45 – Coffee-Break
10:45 – 12:00 – Aplicação dos conhecimentos adquiridos a material osteológico humano.
12:00 – 13:00 – Almoço
Tarde (13:00 – 16:00) – Estimativa da idade à morte. Não adultos versus adultos. Diferente metodologia utilizada para estimar a idade aquando da morte em não adultos e adultos. Aplicação dos conhecimentos adquiridos a material osteológico humano.

Programa sessões
1. Conceitos anatómicos e identificação óssea
- Importância de estudar esqueletos humanos
- Distinção entre ossos humanos e de fauna.
- Função do esqueleto e breve referência à anatomia dos ossos (ex: osso trabecular e osso cortical)
- Variação óssea entre indivíduos, sexos e entre diferentes grupos etários
- Conceitos anatómicos (tipos de ossos, orientação dos ossos e planos anatómicos)
- Apresentação dos diferentes ossos do esqueleto, com a exclusão dos dentes, segundo a seguinte ordem:
Crânio
Esqueleto pós-craniano: axial e apendicular
Exercício: identificação dos diferentes ossos abordados e determinados pontos anatómicos (estes não serão exaustivos)

Exercício final: colocar um esqueleto em posição anatómica

Objectivo: Reconhecerem os ossos e saberem qual a sua orientação anatómica

Nota: os exercícios serão realizados em grupo.

2. Diagnose sexual
- A importância da diagnose sexual em população arqueológicas e em contextos forenses
- O dimorfismo sexual
- A problemática da diagnose sexual em não adultos
- Métodos que permitem diagnosticar o sexo de indivíduos adultos a partir do osso ilíaco, do crânio, dos ossos longos e dos ossos do pé.

Exercício: Diagnosticar o sexo de um indivíduo adulto a partir dos seus e restos ósseos utilizando a metodologia previamente apresentada. No final cada grupo divulgará os seus resultados, as dificuldades sentidas e comentários adicionais que queiram fazer.

3. Estimativa da idade à morte
- A importância de estimar a idade à morte a partir de restos esqueléticos 
- Estimativa da idade cronológica a partir de processos biológicos
- Subadultos (breve referência): desenvolvimento dentário, maturação óssea (comprimento dos ossos longos e união das epífises às diáfises)
- Adultos:
Maturação óssea em jovens adultos (ex: extremidade esternal da clavícula)
Obliteração nas suturas cranianas
Degeneração óssea: extremidade esternal das costelas, sínfise púbica, superfície auricular, acetábulo
- Breve referência: métodos microscópicos, atrito dentário, métodos multifactoriais


Exercício: Estimar a idade à morte de um indivíduo adulto (analisar se a maturação óssea está completa; analisar as suturas cranianas, costelas, sínfise púbica, superfície auricular). No final cada grupo divulgará os seus resultados, as dificuldades sentidas e comentários adicionais que queiram fazer.



NAP no XVII UISPP


O Núcleo de Alunos de Arqueologia e Paleoecologia da Universidade do Algarve e o ICArEBH estiveram no XVII UISPP – União Internacional de Ciências Pré-históricas e Proto-históricas em Burgos, Espanha! O UISPP é um congresso internacional que reúne arqueólogos e investigadores em Pré-História e Proto-História de todo o mundo e este ano foi organizado pela Fundación Atapuerca. Participaram no congresso mais de 3000 investigadores de 55 países, com 1653 comunicações em 114 sessões temáticas que abarcaram as várias áreas e problemáticas cronológicas, geográficas e analíticas, desde os primórdios da evolução humana à Idade do Bronze, reunindo os maiores especialistas em tecnologia lítica, arqueologia experimental, bioarqueologia, datações, entre muitos outros. Para mais detalhes sobre as contribuições neste congresso, consultar os links abaixo.
A celebração do XVII UISPP em Atapuerca, Burgos, local da descoberta dos vestígios humanos mais antigos da Europa ocidental, permitiu o contacto com um dos maiores centros de estudos em Evolução Humana, o CENIEH, a visita ao Museu de Evolución Humana e aos sítios arqueológicos de Atapuerca.
O XVIII UISPP realizar-se-á em 2017 em Melbourne, Austrália.
Abaixo estão algumas fotos do congresso e links de interesse.

UISPP: www.uispp.org/
UISPP Burgos: http://www.burgos2014uispp.es
Museo de Evolución Humana: http://www.museoevolucionhumana.com/
Fundación Atapuerca: http://www.atapuerca.org/